Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Responsabilidade Social, Qualidade de Vida no Trabalho e Motivação: O Caso de Uma Empresa Supermercadista
Tayna Boldo, Eliana Andrea Severo, Julio Cesar Ferro de Guimarães, Rossana Parizotto Ribeiro Capitanio

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


A busca pela eficiência e maximização de resultados dentro das organizações requer uma área responsável pela gestão dos seus colaboradores. A responsabilidade social, qualidade de vida no trabalho e os benefícios ofertados pelas empresas visam a melhoria do ambiente de trabalho, assim como a motivação dos colaboradores, o que impulsiona a performance organizacional. Nesse contexto, o objetivo desse estudo consiste em analisar a percepção dos colaboradores acerca da responsabilidade social, qualidade de vida no trabalho, os benefícios ofertados e a motivação, em uma empresa do ramo supermercadista, localizada no norte do Rio Grande do Sul. A metodologia tratou-se de pesquisa quantitativa e descritiva. Os resultados destacam que as ações sociais, benefícios ofertados e ações de qualidade de vida no trabalho são fatores relevantes à motivação e foram facilmente identificados pelos respondentes. Plano odontológico, salário justo e bons benefícios foram os itens com maior índice de concordância referente ao tema plano de benefícios. A pesquisa ainda identificou que somente o salário não é responsável por motivar um funcionário, mas sim um conjunto entre ações sociais e de qualidade de vida no trabalho, plano de benefícios, vida pessoal e realização organizacional.


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