Última alteração: 2017-10-27
Resumo
A busca pela eficiência e maximização de resultados dentro das organizações requer uma área responsável pela gestão dos seus colaboradores. A responsabilidade social, qualidade de vida no trabalho e os benefícios ofertados pelas empresas visam a melhoria do ambiente de trabalho, assim como a motivação dos colaboradores, o que impulsiona a performance organizacional. Nesse contexto, o objetivo desse estudo consiste em analisar a percepção dos colaboradores acerca da responsabilidade social, qualidade de vida no trabalho, os benefícios ofertados e a motivação, em uma empresa do ramo supermercadista, localizada no norte do Rio Grande do Sul. A metodologia tratou-se de pesquisa quantitativa e descritiva. Os resultados destacam que as ações sociais, benefícios ofertados e ações de qualidade de vida no trabalho são fatores relevantes à motivação e foram facilmente identificados pelos respondentes. Plano odontológico, salário justo e bons benefícios foram os itens com maior índice de concordância referente ao tema plano de benefícios. A pesquisa ainda identificou que somente o salário não é responsável por motivar um funcionário, mas sim um conjunto entre ações sociais e de qualidade de vida no trabalho, plano de benefícios, vida pessoal e realização organizacional.