Última alteração: 2017-10-26
Resumo
Este artigo tem como objetivo de analisar os benefícios da inovação como fator de competitividade para as organizações nacionais.. Para isso, contempla detalhadamente tais conceitos, analisa empresas que possuem inovação como modelo de negócio e demonstra os benefícios que o governo federal oferece a organização que se propõe a investir no processo inovativo. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, nível exploratório, estratégia de estudo de três casos, processo de coleta de dados através de análise de referência l bibliográfico e a análise, através de análise de discurso do conteúdo levantado. É possível compreender as dificuldades de implantação deste processo, devido ao medo do desconhecido e o desprendimento inicial de recursos para este fim. Todavia, apesar das dificuldades iniciais e um longo caminho sinuoso para ter inovação como modelo de negócio, os resultados a médio e longo prazo são extremamente recompensadores. Caminhos se abrem para novos mercados, investimentos oriundos de outros países começam a aparecer no radar, e a visibilidade da marca e da organização atingem níveis globais.