Última alteração: 2017-10-27
Resumo
A eficiência produtiva e a qualidade dos produtos e serviços são as metas das organizações para a sua sobrevivência e competitividade. Neste sentido, uma das alternativas encontradas pelas pequenas e médias empresas é aderir a uma nova forma de se organizar. As empresas que se articulam em rede possuem a intuito de aliar interesses em comum, ou resolver uma dificuldade complexa ou ainda ampliar o alcance de suas ações. Assim, o objetivo deste artigo procura compreender quais os fatores relevantes para a disseminação do conhecimento nas organizações em Rede. Para tal, adotou-se a técnica de análise de conteúdo, onde foram analisados os conteúdos extraídos por meio da técnica de entrevistas semiestruturadas realizadas com atores de quatro redes de cooperação de segmentos distintos: alimentação, vitivinícola, matrizes industriais e flores, situadas em uma cidade na Serra Gaúcha. O resultado evidenciou que a interação dos diferentes atores destas redes proporcionou a disseminação, criação e uso do conhecimento adquirido por meio da troca de experiências.