Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Imagem de Academias de Ginástica: Perspectivas do Usuário
Fernanda Rizzon, Janine Bertelli, Fabiano Larentis, Deonir De Toni

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


Partindo do problema de pesquisa “Como se configura a imagem das academias de ginástica?”, foi determinado o seguinte objetivo: identificar a imagem das academias de ginástica na percepção dos frequentadores, analisando, também, o conjunto de elementos formadores da imagem (funcionais, simbólicos, cognitivos e emocionais). A fim de identificar a configuração da imagem, utilizou-se o MCI – Método para a Configuração da Imagem tendo comtemplado 42 questionários válidos, sendo os entrevistados, frequentadores de uma academia de ginástica localizada em um município da Serra Gaúcha. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a novembro de 2016, utilizando como método de coleta, o autopreenchimento do questionário. Com base nas respostas dos 42 entrevistados, foram identificados 20 atributos formadores da imagem de academias de ginástica. Destacam-se os cinco atributos como formadores da imagem central para as academias: Saúde/Saudável, Exercícios/Atividades orientadas, Bem-estar/Qualidade de vida, Emagrecimento/Boa forma e Ambiente agradável. Dessa forma, a imagem central das academias de ginástica é percebida pelos entrevistados como sendo um ambiente agradável para a prática de atividades físicas, buscando a saúde, o bem-estar, a qualidade de vida e a boa forma através de atividades orientadas por profissionais capacitados.

Palavras chave: Academias de ginástica. Método para a Configuração da Imagem. Atributos da imagem. Dimensões da Imagem.

Texto completo: PDF