Última alteração: 2017-10-30
Resumo
Ao longo das últimas décadas, as organizações têm passado por várias alterações, desde a sua estrutura produtiva até o comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho. O desenvolvimento global e o amplo acesso às novas tecnologias exigem cada vez mais das organizações novos padrões de comportamento para que se mantenham competitivas. A Liderança Situacional, considera habilidades do líder em identificar a realidade contida em seu ambiente de trabalho e adaptar sua forma de liderar, com base nas necessidades de cada ambiente. O comprometimento organizacional está atrelado ao engajamento das pessoas, e os funcionários engajados costumam agir em linhas consistentes de atividades, o que denota seu comprometimento. Cultura organizacional não se refere somente às pessoas, seus relacionamentos e suas crenças, mas também a seus pontos de vista sobre os produtos da empresa, as estruturas, os sistemas, sua missão, formas de recrutamento, socialização e recompensa. Deste modo o objetivo deste estudo foi identificar a relação entre liderança situacional, comprometimento e cultura organizacional em um hospital privado da serra gaúcha. Para tanto, utilizou-se pesquisa quantitativa e exploratória-descritiva, o caso de um hospital privado da Serra Gaúcha. Os resultados indicam a presença de uma cultura organizacional orientada aos funcionários, aos clientes e à resultados. Os aspectos de liderança evidenciam a existência do líder voltado à tarefa e do líder voltado ao relacionamento, como pontos que precisam ser trabalhados com vistas às melhorias. As questões de comprometimento organizacional evidenciam a presença do comprometimento afetivo é a que melhor expressa a realidade encontrada no campo de estudo.