Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Inovação Pedagógica e as Práticas Docentes: Utilizando a Tecnologia em Sala de Aula
Daniela Pedroso Da Luz, Rosani Elisabete Graebin, Juliana Matte, Janine Bertelli, Eric Charles Henri Dorion

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


Novos desafios se impõem nos cenários atuais da educação e se faz necessária a adoção de novos métodos de ensino. A inovação pedagógica aliada a utilização da tecnologia no processo ensino-aprendizagem tornou-se uma possibilidade real de ultrapassar os métodos convencionais de ensinar. Percebe-se a necessidade de estabelecer uma relação entre a inovação pedagógica e a tecnologia com a intenção de promover uma contribuição significativa para o ensino-aprendizagem dentro das instituições educativas. Considerando a inovação tecnológica como uma possibilidade de “quebra” de paradigma, tanto social quanto tecnológico, entre alunos e docentes, o objetivo deste estudo foi compreender qual a percepção dos professores sobre o uso da tecnologia nas práticas docentes. De natureza qualitativa descritiva esse artigo assume o caráter de estudo de caso. A coleta de dados fez uso de um questionário semiestruturado, aplicado a professores na instituição onde atuam. Concluiu-se que o uso da tecnologia em sala de aula torna-se aliada da inovação pedagógica podendo acrescentar as práticas docentes maiores possibilidades de concretização no processo de ensino-aprendizagem.


Texto completo: PDF