Última alteração: 2017-10-27
Resumo
As startups cresceram no Brasil, na última década. No entanto, muitos empreendedores após idealizar seus negócios, encontram dificuldades para colocá-los no mercado e torná-los escaláveis. Esse artigo tem como objetivo identificar técnicas e ferramentas de inovação que contribuem para a criação de startups. A base teórica utilizada versa sob o contexto econômico das startups e suas fases de desenvolvimento, conceitos, técnicas e ferramentas de inovação. Além de temas como: empreendedorismo, explicando os processos de idealização de negócios, benefícios para a economia e para as pessoas; startups, abordando sobre o conceito e processos de criação; ferramentas de inovação, explicando sobre a importância para a tomada de decisão na criação de um modelo de negócio e tipos de ferramentas como os drivers de inovação, radar da inovação, e framework de negócio. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, sendo entrevistados um presidente de uma entidade de classe empresarial, um diretor de uma incubadora e um gestor público de um município. Dentre os principais resultados, notou-se que as ferramentas radar da inovação, drivers da inovação e framework de negócio são benéficas para a idealização de startups para os empreendedores em suas diferentes fases de criação, implementação e maximização de lucros.