Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Percepção sobre a Formação de Redes de Cooperação no Mercado Imobiliário de Garibaldi
Claudia Guarnieri de Matos, Thiago Andre Finimundi

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


O presente artigo teve como objetivo geral investigar a percepção dos prestadores de serviços imobiliários do município de Garibaldi, RS quanto à formação de redes de cooperação. Os fatores teóricos que fazem com que as organizações se unam em forma de redes são as constantes mudanças ocorridas no cenário competitivo em que estão inseridas, que causam ameaças, mas também estimulam novos arranjos entre empresas. Através das redes de cooperação, as empresas poderiam aumentar seu desempenho, oferecer soluções coletivas e destacar-se dos concorrentes. Na pesquisa qualitativa realizada através de entrevista semiestruturada, foi possível confirmar a existência de uma rede de cooperação atuante no município, formalmente constituída, com a cultura do compartilhamento de informações e experiências, porém com autonomia de execução entre os membros. As entrevistas foram conduzidas no período de dois meses, onde foram entrevistados cinco prestadores de serviços imobiliários, buscando-se mensurar a aderência dos fatores ao referencial bibliográfico estudado com as respostas vivenciadas pelos atores que integram a rede de cooperação constituída. A partir do comparativo de respostas e bibliografia entendeu-se a veracidade da rede de cooperação como instrumento de competitividade e de transferência de conhecimentos e que a partir disso as organizações podem preservar seu espaço no mercado.


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