Última alteração: 2017-10-27
Resumo
O estudo objetivou verificar se a percepção das gestoras de uma empresa varejista sobre a satisfação de suas funcionárias era congruente com os níveis medidos de satisfação no trabalho. A revisão da literatura permitiu identificar estudos que buscam relacionar a satisfação no trabalho com fatores relacionados à satisfação com colegas, salário, natureza do trabalho exercido e lideranças. Buscou-se identificar quais são as necessidades do colaborador, para compreender os fenômenos geradores de satisfação. A metodologia compreendeu a revisão bibliográfica, a realização de entrevistas em profundidade com as sócias e a aplicação da Escala de Satisfação no Trabalho (EST) ao grupo funcional. Os resultados congruentes obtidos com a aplicação da EST nas colaboradoras, e no comparativo nas respostas das líderes x EST, com o maior índice de satisfação é a satisfação com a chefia, seguido pela dimensão satisfação com os colegas, significando que as colaboradoras estão satisfeitas com a empresa, que demonstra que a equipe trabalha em cooperação e existe uma amizade entre as colaboradoras. Na dimensão satisfação com as promoções existe congruência, mas o índice de satisfação é indiferente. A partir dos resultados obtidos foram propostos direcionamentos à gestão da empresa.
Palavras-chave: Dimensões de Satisfação no trabalho. Satisfação no trabalho. Liderança.