Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Os processos decisórios diante da expansão de uma Instituição de Ensino Superior: Caso de Ensino
Raquel Schmitz, Laura Battezini Torres, Júlio Cesar Ferro de Guimarães

Última alteração: 2016-10-25

Resumo


O conhecimento aliado as credenciais educacionais são cada vez mais valorizadas pelo mercado, uma vez que atuam como fonte crescimento profissional e individual, o que explica a crescente busca pelos cursos de ensino superior. Considerando este cenário, o presente caso ensino dialoga sobre as tomadas de decisões estratégicas rotineiras das organizações e frente a mudanças almejadas de uma Instituição de Ensino (IES) localizada no norte do Rio Grande do Sul, na cidade de Passo Fundo. Com espírito empreendedor, a IES atua também em Porto Alegre onde, desde 2010, com cursos de pós-graduação lato sensu e intensivos. Em 2015 a instituição abraçou a ideia de construir uma história mais robusta na capital dos gaúchos, iniciando as obras para um novo campus com o objetivo de ofertar cursos de graduação a partir de 2018. Com mais de uma década de atuação, o grupo de pessoas responsáveis pela gestão da IES se vê num dilema: centralizar ou descentralizar a gestão de processos e pessoas entre a matriz e filial. Portanto, qual estratégia a organização deveria escolher? Os dados para a elaboração deste caso de ensino foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e dados secundários, podendo ser utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem.

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