Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Decisões Acerca do Desenvolvimento Docente no Ensino Superior: Caso de Ensino
Magela Duarte Just, Elaine Taufer, Claudete Batistella, Julio Cesar Ferro de Guimarães

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


As Instituições de Ensino Superior no Brasil (IES), são organizações que visam ter um diferencial competitivo no mercado brasileiro, especialmente após o acirramento da oferta de cursos de ensino superior. Para tanto, as políticas e práticas gerenciais tem sido implementadas nas IES, a fim de torná-las competitivas. Diante deste panorama, decorre a necessidade da gestão de pessoas aprimorar as ferramentas para avaliar e desenvolver os docentes para que detenham as competências para execução de seu trabalho. Nesse sentido, pensar na avaliação, formação e desenvolvimento dos docentes universitários, tornou-se uma reflexão necessária pela direção e Gestão de Pessoas, já que se trata de uma categoria profissional que possui características singulares e papel fundamental nas IES. A partir destas percepções, surgiu o interesse em implantar uma metodologia que acompanhasse as necessidades da Instituição. O objetivo deste caso de ensino consiste em proporcionar a reflexão e promover a discussão sobre a implementação de um modelo de Gestão de Pessoas que dê sustentação estratégica para o desenvolvimento de docentes na IMED, Passo Fundo (RS).


Texto completo: PDF