Última alteração: 2016-10-25
Resumo
A criação, desenvolvimento e manutenção de pequenas empresas frente a um cenário competitivo geram instabilidades e incertezas. Para que isso não ocorra, as empresas buscam estratégias que auxiliem sua estabilidade nesse mercado. As incubadoras de empresas colocam à disposição essas garantias oferecendo serviços que amparem as incubadoras. A pesquisa teve como objetivo identificar as percepções de gestores de incubadoras e incubadas sobre o processo de incubação. Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo. A coleta de dados foi por meio de questionário semiestruturado respondidos por 4 gestores de incubadoras e 11 gestores de empresas incubadas. A análise de dados foi realizada de maneira interpretativa. Os resultados obtidos indicam que todas as incubadoras possuem gestão da performance, oferecem serviços base, técnicos, de gestão, estratégicos e realizam seleção de empresas. Os fatores percebidos pelas incubadoras que impactam na performance das incubadas são qualificação e network. As incubadas são empresas de tecnologia e estão há pouco tempo no processo de incubação, sendo que o motivo que levou a participação no processo é de usufruir do espaço alugado e de outros recursos. As incubadas citam que para que haja o sucesso nas ações com as universidades é necessário qualificação e network. Palavras-chave: Incubadoras. Incubadas. Empreendedorismo. Inovação.