Última alteração: 2016-10-26
Resumo
O presente trabalho objetiva-se, evidenciar e avaliar as percepções da comunidade organizada acerca da interação regional das Instituições Comunitárias de Ensino Superior - ICES catarinenses. O estudo será realizado junto as ICES caracterizadas como comunitárias do estado de Santa Catarina, e visa conhecer as ações de interação com a comunidade que contribuem para o desenvolvimento regional. As ICES são consideradas agentes capazes de promover impulsos significativos, porém, não há uma clareza quanto a percepção da comunidade onde estão sediadas as ICES, sobre o efetivo papel e a participação das ICES na propulsão do desenvolvimento da região regional onde elas estão inseridas. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de natureza interdisciplinar, quanto aos procedimentos metodológicos classificam-se como descritiva, exploratória, de métodos mistos (quali–quanti), com concepções construtivistas. As ICES possuem papel de grande importância como agentes de desenvolvimento, pois com o crescimento e as ações destas instituições, permitem uma formação técnica de qualidade e conseguem formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento local e regional. Verifica-se que para as ICES serem protagonistas do desenvolvimento regional, precisam proporcionar um relacionamento cooperativo com os órgãos representativos dos municípios e da região, bem como com as entidades de classe da comunidade organizada.