Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Liderança Feminina: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Segmento de Cosméticos
Flávia Fernandes da Silveira Cupini, Flávia Bernadi Camargo, Maria Emilia Camargo, Alice Munz Fernandes, Uiliam Hahn Biegelmeyer

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


O tema liderança tem sido bastante estudado, devido sua importância na gestão das organizações, considerando-se ainda um assunto        com grande possibilidades de expansão. Nesse contexto, os líderes exercem papel essencial para o crescimento das empresas. Assim, este estudo tem como objetivo identificar a influência da liderança feminina no desenvolvimento dos liderados em uma empresa multinacional do segmento de cosméticos. Para tanto, o estudo teve como metodologia a pesquisa exploratória por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada através de entrevistas a partir de um roteiro estruturado e observação participante. As entrevistas foram conduzidas com cinco líderes da empresa que se tornaram diretoras em menos de dois anos e possuem equipes com no mínimo de trinta pessoas, e a observação ocorreu durante algumas reuniões das entrevistadas com suas lideradas. A pesquisa evidenciou que as entrevistadas exercem a liderança através do exemplo e os estilos de liderança predominantes são o carismático e a transformacional.


Texto completo: PDF