Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Paradoxos da Tecnologia: Projeto para Identificação da Presença de Paradoxos no Comportamento do Consumidor Online
Claudia Maria Dias Guerra Disconzi, Kathiane Benedetti Corso, Rafael Camargo Ferraz, Walter Marçal Paim Leães Júnior

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


A possibilidade de comprar a qualquer hora do dia, pesquisar preços e encontrar grandes variedades de produtos são algumas das vantagens informadas por consumidores do mercado online. Apesar dos benefícios, algumas desvantagens também são citadas por esses usuários do comércio eletrônico, tais como a impossibilidade de experimentação do produto, demora para entrega, dificuldade de acesso a sites e falta de segurança. Com isso, verifica-se a possibilidade de comportamento paradoxal entre este tipo de consumidor. Portanto, este trabalho tem por objetivo verificar a presença de paradoxos da tecnologia em consumidores online. Para tal, busca-se construir um questionário o qual buscará coletar informações referentes aos consumidores online e que contenha as afirmações referentes a 14 paradoxos da tecnologia adaptados das pesquisas de Corso (2013) e Borges e Joia (2013) para o consumo via internet. Esta pesquisa apresenta caráter descrito-exploratório, abordagem quantitativa e utiliza como método o survey. A técnica de coleta de dados a ser utilizada é o questionário e os dados serão analisados via estatística descrita e testes de hipóteses. Espera-se trazer dados e informações sobre a amostra participante, com relação ao perfil e às características dos usuários, além de informar os paradoxos da tecnologia evidenciados no comportamento dos mesmos.


Texto completo: PDF