Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Como Expandir um Negócio Inovador? Alternativas Estratégicas: Caso de Ensino
Vaness Faedo Serafin, Mauro Vanin, Julo Cesar Ferro de Guimarães, Eliana Andréa Severo, Magela Duarte Just

Última alteração: 2016-11-01

Resumo


Este caso de ensino foi descrito com base em fatos reais e relata a situação vivenciada por Ricardo, juntamente com seus sócios, na empresa Purificatta. A empresa fica situada na cidade de Marau, RioGrande do Sul, sendo uma fabricante de purificadores de água, bem como administra o serviço de fornecimento e franquia de água purificada a granel. Trata-se de uma empresa jovem, com grande potencial de crescimento e competitividade. Surgiu da ideia de seu idealizador, Ricardo, quando este residia no exterior e teve a intenção de trazer ao Brasil a oferta do produto de água purificada a granel. Inicialmente houve um grande investimento em desenvolvimento e pesquisa para chegarem na definição de fabricar, ao invés de importar as máquinas purificadoras. O caso se desdobra a partir da decisão dos sócios em expandir os serviços para abrangência no mercado nacional e do surgimento de possíveis concorrentes. O objetivo desse caso de ensino é propor reflexões sobre a tomada de decisão e ações associadas ao empreendedorismo e inovação no cenário globalizado e cada vez mais competitivo. Este caso pode ser utilizado como ferramenta auxiliar de ensino, principalmente em disciplinas relacionadas a estratégia do curso de administração.

Texto completo: PDF