Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Processo de Decisão de Compra do Consumidor: O Caso de Uma Empresa Varejista
Rodrigo Tarigo, José Edson Azevedo da Silva, Paula Patricia Ganzer, Daniela Gasperin, Cassiane Chais, Guilherme Cunha Malafia, Pelayo Munhoz Olea

Última alteração: 2016-11-04

Resumo


O estudo do comportamento do cliente e do processo de decisão de compra possibilita que as empresas direcionem seus esforços de marketing, para melhores resultados e satisfação de necessidades dos clientes. A pesquisa fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo mapear o processo de decisão de compra dos consumidores de aparelhos e jogos eletrônicos de entretenimento da empresa Alphatoys, localizada na região serrana do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada com a utilização de amostragem não probabilística por conveniência da população de clientes da empresa, durante o período de 30/09 a 11/10/2013. Para a análise dos resultados foi utilizado o modelo de Cinco Estágios do processo de decisão de compra descrito por Kotler (2006). Os resultados revelaram que os principais fatores de influência centram-se no determinante social, nas variáveis, grupos de referência e família; e no determinante psicológico, nas variáveis percepção e crenças e atitudes.

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