Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Gamificação como Método de Ensino Inovador
Gláuber Guilherme Signori, Julio Cesar Ferro de Guimarães, Suelen Corrêa

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


A nova geração que frequenta os bancos escolares nasceu e cresceu em um ambiente no qual as inovações tecnológicas são constantes, e o acesso à informação se dá instantaneamente à ocorrência dos fatos. Contudo, na escola e no ensino superior, esses alunos são expostos a modelos de ensino/aprendizagem do século passado, mostrando-se, portanto, ultrapassados e insuficientes para despertar o interesse e o engajamento desse aluno. Assim, as simulações, os jogos e outras formas de aprendizagem baseadas nas experiências representam uma alternativa atraente e inovadora para ministrar aulas tradicionais, e podem ser uma alternativa para aproximar os professores desse novo aluno. Também um alinhamento entre a identificação e declaração dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo, a competências e atitudes pode descomplicar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem, trazendo como consequência um processo mais claro e de acordo com essa nova realidade. Apresentar uma revisão teórica sobre a gamificação sob a perspectiva do ensino e aprendizagem foi o objetivo deste artigo. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura na área de ensino, aprendizagem e gamificação. A contribuição deste estudo consiste em apresentar a gamificação como um método inovador de ensino, além de constituir uma importante fonte de consulta para educadores interessados no tema.

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