Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Avaliação de Estratégias de Crescimento: O Caso de Uma Empresa de Soluções em Informática da Serra Gaúcha
Eduardo Dornelles Ramos, José Edson Azevedo da Silva, Paula Patricia Ganzer, Daniela Gasperin, Adrieli Alves Pereira Radaelli, Pelayo Munhoz Olea

Última alteração: 2016-10-27

Resumo


Diante de um cenário cada vez mais competitivo e acirrado pela concorrência, é necessário que as organizações se tornem mais flexíveis e adaptáveis às mudanças. A pesquisa teve o objetivo de identificar as estratégias de crescimento intensivo na empresa pseudônima Caravaggio Tecnologias Ltda., através de pesquisa qualitativa com estudo de caso exploratório. Os dados primários foram obtidos por meio entrevistas semiestruturadas junto à área de vendas e os gestores da empresa. Também foram entrevistados dois especialistas externos do setor. Para a análise dos resultados foi utilizada a matriz de análise ambiental (SWOT), para classificação dos dados e formulação das estratégias, e a matriz de Expansão Produto-Mercado para a classificação das estratégias de crescimento intensivo. Os resultados obtidos identificaram as estratégias de crescimento, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação.


Texto completo: PDF