Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Estratégias de Marketing Internacional como facilitadoras do processo de Internacionalização: Estudo de Caso em uma empresa brasileira fabricante de materiais de fricção
Juliana Furlan, Mayara Pires Zanotto, Isaías Carraro, Paulo Fernando Pinto Barcellos

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


RESUMO

 

Expandir os negócios para outro país nem sempre é uma decisão fácil, contudo, pode ser a melhor opção para uma empresa que deseje continuar crescendo, e não encontra mais mercado em seu país. Assim, a internacionalização começa a se tornar uma ideia a ser discutida e planejada, visto que dela dependem fatores de caráter social, político, econômico e, principalmente, cultural para obtenção de sucesso. Neste processo, o marketing internacional assume papel importante, ao passo que norteia ações a serem avaliadas, como estratégias de entrada em um novo mercado e as questões que envolvem o seu entorno. Nesse contexto, este estudo buscou identificar quais as estratégias de marketing internacional são utilizadas como facilitadoras do processo de internacionalização. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo e tem finalidade exploratória, e foi aplicada em uma empresa fabricante de materiais de fricção, localizada na Serra Gaúcha. Os resultados apontam linearidade entre o que a literatura expressa e o que a empresa executa em suas políticas de internacionalização, evidenciando que as estratégias de marketing internacional foram assumidas pelas políticas de internacionalização da empresa, levando ao crescimento e expansão da mesma no cenário global.

Palavras-chave: Internacionalização. Marketing Internacional. Estratégias de Marketing.


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