Última alteração: 2016-10-26
Resumo
RESUMO
Expandir os negócios para outro país nem sempre é uma decisão fácil, contudo, pode ser a melhor opção para uma empresa que deseje continuar crescendo, e não encontra mais mercado em seu país. Assim, a internacionalização começa a se tornar uma ideia a ser discutida e planejada, visto que dela dependem fatores de caráter social, político, econômico e, principalmente, cultural para obtenção de sucesso. Neste processo, o marketing internacional assume papel importante, ao passo que norteia ações a serem avaliadas, como estratégias de entrada em um novo mercado e as questões que envolvem o seu entorno. Nesse contexto, este estudo buscou identificar quais as estratégias de marketing internacional são utilizadas como facilitadoras do processo de internacionalização. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo e tem finalidade exploratória, e foi aplicada em uma empresa fabricante de materiais de fricção, localizada na Serra Gaúcha. Os resultados apontam linearidade entre o que a literatura expressa e o que a empresa executa em suas políticas de internacionalização, evidenciando que as estratégias de marketing internacional foram assumidas pelas políticas de internacionalização da empresa, levando ao crescimento e expansão da mesma no cenário global.
Palavras-chave: Internacionalização. Marketing Internacional. Estratégias de Marketing.