Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Aprendizagem Organizacional Transgeracional: Estudo em um Restaurante Familiar
Verena Alice Borelli, Susana Elisabeth Neumann, Fabiano Larentis

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


As empresas familiares de pequeno porte apresentam uma série de peculiaridades e desafios. O estudo da aprendizagem organizacional é uma resposta para as organizações que procuram melhorar seu desempenho e tornar-se mais competitivas. A aprendizagem organizacional transgeracional, é o resultado de um processo de aquisição, construção, armazenagem e/ou disseminação de saberes pelos membros da família e válidos à gestão de empresas familiares. Assim, o objetivo do estudo foi analisar de que forma ocorre a aprendizagem organizacional em um restaurante familiar. Para tanto, utilizou-se pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, viabilizada através de estudo de caso único. Os resultados mostram que a aprendizagem pela experiência e aprendizagem organizacional transgeracional tornam-se importantes nos processos de aprendizagem de um restaurante familiar, além disso, acontece de maneira formal e informal dentro de todos os processos organizacionais.


Texto completo: PDF