Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Conhecimento Tácito: revisitando o conceito de Michael Polanyi
Rosani Elisabete Graebin, Janine Bertelli, Juliana Matte, Ana Cristina Fachinelli

Última alteração: 2017-02-21

Resumo


A partir da segunda metade do século XX, o conhecimento ganhou relevância no vocabulário de diversas ciências e também no mundo dos negócios. Polanyi (1966), com a obra The Tacit Dimension, estabelece o princípio fundamental do conhecimento tácito, afirmando que: “sabemos mais do que podemos dizer” (POLANYI, 1966). Este tipo de conhecimento é difícil de formalizar, comunicar e compartilhar. O presente estudo desenvolveu uma bibliometria para identificar e resgatar a dimensão tácita do conhecimento. Buscou-se na base de dados Scopus, os estudos publicados nos últimos anos sobre o conceito de conhecimento tácito. Optou-se por retratar e resgatar achados sobre o tema, a partir de um estudo publicado em 2003 no Journal of Economic Geography, em Toronto no Canadá, do professor canadense Meric Gertler. Durante o desenvolvimento do presente estudo, o artigo do autor Canadense já possuía 708 citações. Tacit knowledge and economic geography of contexto, or The undefinable tacitness of being (there) abordou questões fundamentais sobre o conhecimento tácito, de como ele é produzido, de como as empresas encontram e se apropriam do conhecimento tácito, de como o conhecimento tácito promove processos de aprendizado social e se, necessariamente, as pessoas precisam estar próximas geograficamente para que ocorra um aprendizado efetivo.


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