Última alteração: 2016-10-26
Resumo
As Instituições de Ensino Superior estão centradas no processo de ensino no qual o docente ensina, basicamente, com aulas expositivas, com pouco alicerce entre teoria, prática e nos conteúdos factuais, procedimentais, atitudinais e conceituais, e consequentemente, pouca ênfase nas competências do estudante que continua a ser um elemento passivo em seu processo de aprendizagem. Por sua vez, o processo de ensino nos Cursos de Bacharelado em Administração, continua com o ensino centrado no conhecimento do professor, e, portanto não evoluiu com as necessidades da formação exigida pelo mundo do trabalho. Este artigo tem o objetivo de aprofundar os estudos nas estratégias de ensino e aprendizagem, com foco nas estratégias de aprendizagem ativa e na aprendizagem baseada em projetos que podem ser incorporadas no ensino dos Cursos de Administração. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com entrevista em profundidade, oportunizada através de um estudo de caso único realizado em um Curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior da Serra Gaúcha. Os resultados evidenciam que apesar das iniciativas e dos esforços da Instituição e dos docentes permanece o desafio da inserção de estratégias de aprendizagem ativa, notadamente, a aprendizagem baseada em projetos.