Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Relação entre grau de escolaridade dos gestores e utilização de controles internos nas organizações
Júlia Schaedler, Cleusa Marli Gollo Bitencourt, Adriane Bruchêz

Última alteração: 2015-11-25

Resumo


A globalização tornou o ambiente de negócios mais competitivo, exigindo das organizações a intensa troca de informações para tomada de decisões cada vez mais rápidas e eficazes. Para conseguir cumprir essa imposição, as organizações têm buscado instrumentos de controle interno, com intuito de proteger os ativos, produzir dados confiáveis e auxiliar na tomada de decisões. Assim, o objetivo deste estudo foi evidenciar a importância que os sistemas de controle interno possuem no contexto empresarial, e investigar se há relação entre o grau de escolaridade dos gestores e a utilização de controles internos em micro e pequenas empresas do município de Bom Princípio no Rio Grande do Sul. Para tanto, o método utilizado foi o levantamento, descritivo, e quantitativo. Como resultados, percebeu-se que 44% dos gestores com ensino fundamental estão cientes da importância de se utilizar controles internos, porém, a outros 50% não sabe o grau de significância que os controles tem para suas organizações. Pode-se perceber ainda, que existe a relação entre o conhecimento do que são controles internos, e da utilização dos mesmos com o grau de escolaridade, pois quanto maior é o grau de escolaridade, maior é o uso dos controles e o conhecimento a respeito do tema.


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