Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Aprendizagem Organizacional Sob a Perspectiva do Balanced Scorecard: Um Estudo de Caso
Alice Munz Fernandes, Diego Lazzarotto, Marta Elisete Ventura da Motta, Maria Emilia Camargo, Guilherme Cunha Malafaia

Última alteração: 2015-11-25

Resumo


A perspectiva de aprendizagem relacionada ao Balanced Scorecard (BSC) consiste naquela que assegura o desenvolvimento das outras três perspectivas (financeira, clientes e processos internos). Com vistas a isso, este estudo teve por objetivo identificar a relação existente entre qualificação e treinamento dos colaboradores com a aprendizagem organizacional sob a ótica das competências organizacionais e do BSC. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, com finalidade exploratória e descritiva por meio de um estudo de caso. Adotaram-se como fonte de coleta de evidências documentos, registros em arquivos e observação participante. Os resultados obtidos demonstraram que o tempo destinado ao treinamento, assim como o incentivo da empresa a formação educacional do colaborar reflete na melhoria da percepção do nível de satisfação deste e, consequentemente no clima e aprendizagem organizacional. Para estudos futuros, recomenda-se a realização de uma survey a fim de verificar os fatores não contemplados pelos indicadores de desempenho do BSC e que talvez justificassem parte da relação entre a perspectiva referente ao aprendizado com a aprendizagem organizacional propriamente dita.

Palavras-chave: Competências Organizacionais; Indicadores de Desempenho; Balance Scorecard; Aprendizagem Organizacional.



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