Última alteração: 2015-11-25
Resumo
A perspectiva de aprendizagem relacionada ao Balanced Scorecard (BSC) consiste naquela que assegura o desenvolvimento das outras três perspectivas (financeira, clientes e processos internos). Com vistas a isso, este estudo teve por objetivo identificar a relação existente entre qualificação e treinamento dos colaboradores com a aprendizagem organizacional sob a ótica das competências organizacionais e do BSC. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, com finalidade exploratória e descritiva por meio de um estudo de caso. Adotaram-se como fonte de coleta de evidências documentos, registros em arquivos e observação participante. Os resultados obtidos demonstraram que o tempo destinado ao treinamento, assim como o incentivo da empresa a formação educacional do colaborar reflete na melhoria da percepção do nível de satisfação deste e, consequentemente no clima e aprendizagem organizacional. Para estudos futuros, recomenda-se a realização de uma survey a fim de verificar os fatores não contemplados pelos indicadores de desempenho do BSC e que talvez justificassem parte da relação entre a perspectiva referente ao aprendizado com a aprendizagem organizacional propriamente dita.
Palavras-chave: Competências Organizacionais; Indicadores de Desempenho; Balance Scorecard; Aprendizagem Organizacional.