Última alteração: 2015-11-25
Resumo
As relações culturais envolvidas no contexto social estabelecem uma conexão direta com o mercado de consumo. Pensando o mercado como forma impulsionadora dos modos sociais, pretende-se apresentar a antropologia do consumo e o marketing como servidores de um processo inovador nas organizações, contribuindo para a experiência e trajetória do consumidor no mercado do varejo. Nesse sentido, esse artigo apresenta conceitos de inovação, antropologia do consumo e marketing apoiado em um referencial teórico interdisciplinar. O estudo aborda ainda as dimensões clientes e relacionamento do Radar de Inovação que é um guia para a implementação e mensuração da inovação nas empresas. A metodologia utilizada é uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa considerando o contexto de oito empresas do segmento varejista no Vale do Paranhana-RS. O objetivo do estudo é entender de forma prática a realidade das empresas atendidas pelo Programa ALI – Agentes Locais de Inovação e identificar como percebem o cliente e a sua relação com o consumo, e quais são as ações realizadas quanto ao estreitamento e identificação das necessidade dos clientes.
Palavras-Chave: Inovação. Antropologia do Consumo. Marketing. Experiência do Cliente.