Tamanho da fonte:
Redes de Cooperação entre Empresas Concorrentes: Um Estudo em Uma Rede de Cooperação no Setor de Gêneros Alimentícios
Última alteração: 2015-11-25
Resumo
A pesquisa propôs uma análise e reflexão em uma rede de cooperação de lojas de supermercados com atuação regional (Serra Gaúcha) focada no segmento de gêneros alimentícios. O objetivo da pesquisa foi analisar como empresas concorrentes trabalham sua gestão no sentido de buscar e aliar seus interesses comerciais, dentro de um contexto realizado em seus dez anos de existência, em um ambiente de aprendizagem coletiva e de ações práticas. Quanto ao método de pesquisa, se classifica com abordagem qualitativa, com objetivos exploratório e descritivo, como procedimento técnico, utilizou-se o estudo de caso, a fim de detectar as práticas e a importância das relações entre empresários do mesmo setor, por meio de uma proposta de associação que norteie e busque sua sustentabilidade no meio empresarial. O estudo baseou-se na prática relacional, enfatizando uma mudança de paradigma, como uma nova forma das empresas atuarem no mercado. Desta maneira, o estudo conduziu em direção a dois construtos-chave, o compromisso e a confiança. Observou-se uma atividade positiva, criativa e de respeito mútuo entre os associados que fazem parte desta rede de cooperação.
Texto completo:
PDF