Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Redes de Cooperação entre Empresas Concorrentes: Um Estudo em Uma Rede de Cooperação no Setor de Gêneros Alimentícios
Fábio Eberhardt Teixeira, Paulo Roberto Bampi, Gabriel Sperandio Milan, Paula Patricia Ganzer, Josiane Vieira Maciel, Cassiane Chais, Adrieli Alves Pereira Radaelli, Pelayo Munhoz Olea, Eric Charles Henri Dorion, Cleber Cristiano Prodanov

Última alteração: 2015-11-25

Resumo


A pesquisa propôs uma análise e reflexão em uma rede de cooperação de lojas de supermercados com atuação regional (Serra Gaúcha) focada no segmento de gêneros alimentícios. O objetivo da pesquisa foi analisar como empresas concorrentes trabalham sua gestão no sentido de buscar e aliar seus interesses comerciais, dentro de um contexto realizado em seus dez anos de existência, em um ambiente de aprendizagem coletiva e de ações práticas. Quanto ao método de pesquisa, se classifica com abordagem qualitativa, com objetivos exploratório e descritivo, como procedimento técnico, utilizou-se o estudo de caso, a fim de detectar as práticas e a importância das relações entre empresários do mesmo setor, por meio de uma proposta de associação que norteie e busque sua sustentabilidade no meio empresarial. O estudo baseou-se na prática relacional, enfatizando uma mudança de paradigma, como uma nova forma das empresas atuarem no mercado. Desta maneira, o estudo conduziu em direção a dois construtos-chave, o compromisso e a confiança. Observou-se uma atividade positiva, criativa e de respeito mútuo entre os associados que fazem parte desta rede de cooperação.

Texto completo: PDF