Última alteração: 2015-11-27
Resumo
A necessidade de competir e sobreviver traz consigo a importância da adequação de uma estratégia. Nesse sentido, busca-se entender o comportamento e percepção do consumidor, sendo que a disposição de preço a pagar tem papel fundamental no entendimento de como o consumidor percebe determinada oferta de um produto ou serviço. Dado esse contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar como as organizações exploram estrategicamente a disposição de preço a pagar para obter vantagem competitiva. Para a realização dessa análise, a metodologia adotada foi uma revisão sistemática de literatura, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Para atingir ao objetivo, os artigos foram analisados em busca das definições e conceitos correlatos de disposição de preço a pagar, a fim de verificar como se relacionam com a criação de vantagem competitiva, e como se compõem na resposta à questão de pesquisa Os resultados apontam que os há na literatura explorada poucos conceitos e definições de disposição de preço a pagar e que este se relaciona indiretamente à vantagem competitiva.