Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Compartilhamento de Conhecimento Tácito e Explicito entre Grupos de Pesquisa
Alice Munz Fernandes, Rejane Remussi, Fernanda Pauletto D'Arrigo, Ana Cristina Fachinelli

Última alteração: 2015-11-26

Resumo


O compartilhamento de conhecimento consiste em um ativo intangível de natureza complexa, configurando-se como um ponto fundamental e delicado, uma vez que está intimamente relacionado à ação, sobretudo em organizações e departamentos intensivos em conhecimento. Entretanto, quando o conhecimento é compartilhado, acaba-se agregando valor a ações, produtos e serviços. Com vistas a isso, esse estudo teve por objetivo examinar a dinâmica do compartilhamento de conhecimento nos grupos de pesquisas, estruturados sob a forma de Núcleos de Pesquisa (NPs) e Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (NIDs) em uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na Serra Gaúcha. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa com finalidade exploratória e descritiva, operacionalizada por meio de uma survey. Os resultados indicaram uma diferença significativa em relação ao compartilhamento do conhecimento explícito, enfatizado sobre a ótica do compartilhamento de informações oficiais, editais e mecanismos de compartilhamento. Os resultados também apontam diferenças entre os grupos em relação ao conhecimento tácito, mais especificamente no compartilhamento das habilidades e lições aprendidas com os erros.  

Palavras-Chave: Conhecimento; Tácito; Explícito; Compartilhamento de Conhecimento.


Texto completo: PDF