Última alteração: 2015-11-27
Resumo
O Brasil teve importantes avanços em relação aos programas de apoio para estimular a inovação, segundo o MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir da promulgação da Lei de Inovação e da Lei do Bem, passou a contar com um sistema mais integrado e coerente para a indução da inovação social e empresarial. Na elaboração do presente trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, em fontes como: artigos, livros, relatórios, manuais e sites especializados no tema. O trabalho teve como objetivos identificar as principais organizações, sistemas e ambientes que fomentam e promovem a inovação empresarial e social no Brasil. Atualmente as empresas brasileiras que investem em inovação dispõem de uma série de incentivos e facilidades, entre os quais: incentivos fiscais semelhantes aos principais países do mundo; possibilidade de subvenção a projetos considerados importantes para o desenvolvimento tecnológico; subsídio para a fixação de pesquisadores nas empresas; programas de financiamento à inovação de capital empreendedor, e arcabouço legal mais propício para a interação universidade/empresa. Os programas que são colocados à disposição, se baseiam em auxílios financeiros, bolsas e investimentos a juros zero. A União bem como os Estados possuem leis especificas para o incentivo e criação de mecanismos à inovação. Observou-se que as interações entre empresa, universidade e governo constituem a base dos sistemas de inovação, em âmbito regional e nacional e a promoção do desenvolvimento econômico e social do país através da interação e a transferência de inovação.
PALAVRAS-CHAVES: Inovação, Transferência de Tecnologia, Organismos de Inovação, Sistemas de Inovação.