Última alteração: 2015-11-27
Resumo
O planejamento de marketing é um instrumento que a entidade pode reconhecer os desafios que enfrenta e o efeito que esses causam sobre o seu sucesso futuro, identificando as oportunidades mais promissoras e estabelecendo as bases e diretrizes para a ação da organização no mercado. Esse estudo torna-se oportuno devido ao número de sindicatos existentes no Brasil. Portanto, o objetivo geral deste estudo foi criar um plano de ações de marketing para o Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (SINDIPROFES). O estudo foi elaborado em três etapas, sendo elas: a) diagnosticar as forças e fraquezas internas das empresas de feiras e eventos; b) analisar a situação das empresas estudadas, considerando as forças e fraquezas que possuem em comum; c) elaborar um plano de ações estratégicas de marketing para que o SINDIPROFES. Esta pesquisa obteve informações, como os fatores principais dentro das dimensões de marketing, finanças, produção e organização para os empresários e gestores, e conseguiu também, delinear as ações estratégicas de marketing para que o sindicato possa reter e adquirir novos associados.