Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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A Economia Criativa e a produção de conteúdos audiovisuais: trilhas para construir uma proposta de desenvolvimento social na Serra gaúcha
Alvaro Fraga Moreira Benevenuto Jr, Ivana Almeida Silva, Jacqueline Maria Corá, Eduardo Borile Jr, Micaela Regina de Sousa

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


RESUMO

 O artigo, produzido pelos integrantes do projeto de pesquisa PDet Serra Gaúcha, se propõe a apresentar aspectos comuns da produção de conteúdos audiovisuais digitais, seja na tradicional indústria, seja em propostas alternativas, como experiência que subsidia uma análise dos novos cenários socioeconômicos, à luz do conceito de Economia Criativa (UNCTAD, 2004). Este setor, em especial, opera com os elementos característicos da arena de produção criativa (de mercadorias tangíveis e intangíveis), compondo um ambiente propício para compreender movimentos socieconômicos contemporâneos das organizações, dos novos insumos, das mercadorias com valor simbólico agregado, da preservação ambiental, inclusão social e da geração de renda. É um artigo que busca fazer aproximações das ciências econômicas e da comunicação para aprimorar a compreensão da produção e circulação das mercadorias criativas.

 

Palavras Chave: audiovisual, produção de conteúdos audiovisuais, economia criativa, comunicação digital.


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