Última alteração: 2015-11-30
Resumo
O artigo, produzido pelos integrantes do projeto de pesquisa PDet Serra Gaúcha, se propõe a apresentar aspectos comuns da produção de conteúdos audiovisuais digitais, seja na tradicional indústria, seja em propostas alternativas, como experiência que subsidia uma análise dos novos cenários socioeconômicos, à luz do conceito de Economia Criativa (UNCTAD, 2004). Este setor, em especial, opera com os elementos característicos da arena de produção criativa (de mercadorias tangíveis e intangíveis), compondo um ambiente propício para compreender movimentos socieconômicos contemporâneos das organizações, dos novos insumos, das mercadorias com valor simbólico agregado, da preservação ambiental, inclusão social e da geração de renda. É um artigo que busca fazer aproximações das ciências econômicas e da comunicação para aprimorar a compreensão da produção e circulação das mercadorias criativas.
Palavras Chave: audiovisual, produção de conteúdos audiovisuais, economia criativa, comunicação digital.