Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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O Efeito da Imagem de Loja, do Valor Percebido e do Conhecimento de Marca sobre a Intenção de Compra nos Supermercados
Ana Paula Graciola, Deonir De Toni, Suélen Bebber, Maria Emilia Camargo, Gabriel Sperandio Milan

Última alteração: 2015-11-26

Resumo


Padrões elevados de competição nos mercados varejistas, fazem com que os gestores melhorem as experiências de compra dos consumidores, com o intuito de aumentar as intenções de compra. A imagem de loja contribui para melhorar a compreensão das necessidades e desejos dos consumidores. Neste contexto, monitorar constantemente as alterações do comportamento do consumidor é a base para o sucesso das organizações. Portanto, o objetivo é verificar as inter-relações existentes entre as dimensões da imagem de loja, do valor percebido, do conhecimento de marca, sobre a intenção de compra num contexto de autosserviço por estudantes consumidores em supermercados na Serra Gaúcha, RS. Na sequência, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter quantitativa exploratória, com base survey aplicada, por meio da utilização de escalas já validadas. Através da proposição de um framework teórico foram encontrados como resultados os impactos positivos e significantes da imagem de loja, em conjunto com o valor percebido e o conhecimento de marca, que juntos explicam uma variabilidade de 77% da intenções de compra dos consumidores nos supermercados. Além do mais, há poucos estudos desenvolvidos que abordem o construto imagem de loja em segunda ordem, que contribuem para melhor gestão, no contexto econômico atual.


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