Tamanho da fonte:
Presença Digital em Tempos de Pandemia: Uma Análise das Micro e Pequenas Empresas Localizadas no Vale do Rio dos Sinos e Caí
Última alteração: 2022-09-30
Resumo
O estudo tem como objetivo analisar a presença digital de 20 micro e pequenas empresaslocalizadas no Vale do Rio dos Sinos e Caí, no Rio Grande do Sul, participantes do ProgramaBrasil Mais/Programa ALI. Para isso, adotou-se uma abordagem de pesquisa exploratória, como método quali-quantitativo, utilizando o Radar ALI (R0 e R1) e o Indicador de Produtividadedo Trabalho (T0 e T1). Além disso, aplicou-se um questionário on-line sobre presença digitalcom os proprietários das empresas, de modo a ter ainda mais insumos para análise. Foi possívelinferir a necessidade da presença digital principalmente durante a pandemia, período no qual oambiente on-line constituiu-se enquanto única ferramenta possível para comunicação e vendade produtos e serviços de muitos negócios. O estudo aponta uma pequena evolução na médiadas empresas no tema presença digital (dimensão transformação digital), de 3,4 para 3,5, aindaque, 95% das empresas trabalharam com ações voltadas à presença digital durante o programa.
Texto completo:
PDF