Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS PEQUENAS EMPRESAS DURANTE A CRISE DO CORONAVÍRUS
LILIANA SCOTTÁ, Lucas Tartarotti, VINICIUS ZANCHET DE LIMA, Jackson Alan Friske, Gabriela Giacomin

Última alteração: 2022-10-01

Resumo


Estudos apontam que o planejamento estratégico pode ser considerada uma ferramenta quebusca trazer para a organização uma visão do futuro, aproveitando as oportunidades decrescimento e o máximo dos recursos disponíveis. Assim, o objetivo foi avaliar a importânciado planejamento estratégico em tempos de crise. A pesquisa utilizou o método qualitativo,sendo classificada como descritiva, o estudo foi realizado com vinte micro e pequenas empresascomo estratégia de pesquisa. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com osgestores/donos das organizações estudadas, tendo como foco de análise o seu conhecimento emrelação ao planejamento estratégico, a aplicabilidade da ferramenta em suas organizações e osprincipais impactos durante o surto de coronavírus. Os resultados apontaram que o uso doplanejamento estratégico como ferramenta de gestão possibilita maior facilidade para que asmicro e pequenas empresas alcancem os objetivos previamente traçados, de modo que oplanejamento lhes ajudou a manter a calma durante o momento de tempestade, assim lhesajudando a buscar novas alternativas para aumentar as vendas, sejam elas de produtos ouserviços. Além de que foi analisado, os mais afetados pela pandemia, buscaram novas formasde alavancar seus negócios em meio as incertezas do mercado.

Texto completo: PDF