Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA A FIDELIZAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES
Vinicius Zanchet de Lima, Lucas Gabriel Bonato, Paola Port Faoro, Leonardo Sotoriva Rosa, HENRIQUE ALVES ROSA

Última alteração: 2022-10-01

Resumo


Frente às marcantes e aceleradas transformações ocorridas no mercado, o marketing derelacionamento condiciona-se a ser uma alternativa para que as empresas se mantenham “vivas”no mundo dos negócios. Neste intento, a presente pesquisa buscou verificar as ações quecircundam a relevância do marketing de relacionamento como estratégia para a fidelização eretenção de clientes. A fim de se estabelecer uma forte sustentação teórica e um bomdesenvolvimento acerca do estudo em questão, apresentou-se, nesse sentido, o marketing derelacionamento, bem como os seus conceitos e os fundamentos acerca da retenção de clientes;observando-o como uma estratégia para a fidelização da clientela. Em vista disso,metodologicamente, pensou-se o presente trabalho sob uma ótica conceitual, com tipopredominantemente bibliográfico. A pesquisa em questão conseguiu ofertar contribuiçõessignificativas para o meio acadêmico, pois apontou o marketing de relacionamento de maneiraintuitiva, conseguindo verificá-lo quanto a sua relação estratégica para a fidelização e retençãode clientes.