Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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Processos de Aprendizagem Organizacional como Estratégia para o Desenvolvimento de Competências Gerenciais dos Gestores Públicos: um ensaio teórico
Conceição Aparecida Gonçalves Destro, Fabiano Larentis, Deonir De Toni

Última alteração: 2022-10-01

Resumo


Este ensaio teórico tem como objetivo discutir como os processos de aprendizagem organizacional (formais e informais) podem servir de estratégia para o desenvolvimento de competências gerenciais dos gestores públicos. Para tanto, buscou-se na literatura referências para compreender esse fenômeno, tendo como foco o cenário da administração pública federal, que é complexo, dinâmico e está em constante mudança. Assim, foram abordados os temas: aprendizagem organizacional (AO), processos formais e informais de aprendizagem, competências gerenciais e gestão por competências no serviço público. Destaca-se que o propósito não foi exaurir o assunto, e sim expor reflexões sobre o fenômeno em questão apresentando algumas evidências teóricas. Com base na análise dos achados na literatura, foi possível constatar que os processos de aprendizagem organizacional, tanto formais quanto informais, podem servir de estratégia para o desenvolvimento de competências dos gestores públicos, uma vez que possibilita aos servidores a oportunidade de desenvolvimento de novas competências. A contribuição deste ensaio é trazer para o debate discussões sobre AO no contexto do serviço público, pois, conforme mostra a literatura, ainda é pouco explorada.

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