Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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Vinhos Orgânicos: uma Análise acerca dos Fatores Relacionados ao Comportamento do Consumidor no Estado do Rio Grande do Sul
Marina Benato, Anelise Pioner, Ciana Celita Pessoa, Fabiano Larentis, Alex Eckert

Última alteração: 2022-10-01

Resumo


Há uma crescente demanda por produtos orgânicos em todo o mundo, uma vez que os consumidores buscam por melhores hábitos alimentares e preservar os recursos naturais. Com essa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo identificar os fatores relacionados à intenção de compra dos consumidores de vinhos orgânicos a partir de uma amostra obtida no estado do Rio Grande do Sul. Com relação aos métodos de pesquisa empregados, realizou-se uma pesquisa quantitativa com análise descritiva, a partir do emprego de uma survey, com coleta de dados por meio de um questionário online, elaborado a partir do Google Docs e disponibilizado aos respondentes através de redes sociais e e-mails, sendo que estes deveriam residir no estado do Rio Grande do Sul e ter mais de 18 anos para estarem aptos a participar da pesquisa. Dessa forma, buscou-se verificar os fatores relacionados ao comportamento, as preferências e as características dos consumidores de vinhos orgânicos. Através de uma análise fatorial exploratória (AFE), constatou-se que atitude, intenção de compra, normas subjetivas, barreiras percebidas, confiabilidade percebida, conhecimento sobre orgânicos e desconfiança percebida são fatores relacionados à intenção de compra de vinhos orgânicos.


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