Última alteração: 2022-10-01
Resumo
Há uma crescente demanda por produtos orgânicos em todo o mundo, uma vez que os consumidores buscam por melhores hábitos alimentares e preservar os recursos naturais. Com essa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo identificar os fatores relacionados à intenção de compra dos consumidores de vinhos orgânicos a partir de uma amostra obtida no estado do Rio Grande do Sul. Com relação aos métodos de pesquisa empregados, realizou-se uma pesquisa quantitativa com análise descritiva, a partir do emprego de uma survey, com coleta de dados por meio de um questionário online, elaborado a partir do Google Docs e disponibilizado aos respondentes através de redes sociais e e-mails, sendo que estes deveriam residir no estado do Rio Grande do Sul e ter mais de 18 anos para estarem aptos a participar da pesquisa. Dessa forma, buscou-se verificar os fatores relacionados ao comportamento, as preferências e as características dos consumidores de vinhos orgânicos. Através de uma análise fatorial exploratória (AFE), constatou-se que atitude, intenção de compra, normas subjetivas, barreiras percebidas, confiabilidade percebida, conhecimento sobre orgânicos e desconfiança percebida são fatores relacionados à intenção de compra de vinhos orgânicos.