Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
Aprendizagem Organizacional e Transformação Digital: uma Análise Bibliométrica entre os Anos de 2011 e 2020
Dalila Bordignon, Daniel Hank Miri, Fabiano Larentis

Última alteração: 2021-11-18

Resumo


Aprendizagem organizacional é a aquisição de novos conhecimentos de forma variável e constante sob as dinâmicas e demandas empresariais de maneira direta ou indireta, e dentro ou fora das empresas. Por sua vez, a transformação digital é a nova mentalidade que as empresas passam com a intenção de se tornarem mais modernas e acompanharem os avanços tecnológicos que estão em constante evolução. Assim, o objetivo do artigo é identificar as características dos artigos científicos publicados entre 2011 e 2020 com os termos digital transformation e organizational learning na base de dados Scopus. O método quantitativo foi usado na pesquisa com a aplicação da análise bibliométrica na busca pelos termos que representam os temas do artigo. A busca na base de dados Scopus gerou um total de 21 artigos científicos publicados em 20 periódicos com 52 autores. No período de busca entre 2011 e 2020, os anos de 2015 e 2016 não tiveram publicações e 2020 foi o ano com a maior quantidade de publicações, com 10 artigos no total. O resultado da pesquisa demonstrou que a aprendizagem organizacional sugere um papel fundamental para o desenvolvimento dessas organizações e que este, pode ser potencializado pela implementação da transformação digital.

Texto completo: PDF