Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
A Relação entre Criatividade e Gestão na Indústria Calçadista: Uma Revisão de Literatura
Roberta Werner Rambo, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Raquel Engelman Machado

Última alteração: 2021-11-18

Resumo


O setor calçadista é relevante e tradicional na economia brasileira. Por ser vinculado a moda, é fácil a ligação da criatividade ao design e desenvolvimento do produto, o calçado. Todavia, a criatividade não está ligada apenas ao processo criativo de produtos, podendo ser encontrada em qualquer ideia nova e adequada à situação. Este estudo busca verificar qual a relação entre a criatividade e a gestão de indústrias calçadistas. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura com seleção de artigos no Portal de Periódicos Capes. A busca, dadas as limitações e critérios de seleção, resultou em quatro títulos que foram analisados pelos autores. Os resultados indicam que a criatividade está relacionada à gestão de empresas calçadistas principalmente no que tange o desenvolvimento de novos produtos, o conhecimento da organização e o marketing. Pode-se identificar ainda forte relação da criatividade com a inovação nas empresas, sendo a criatividade normalmente antecessora da inovação.

Texto completo: PDF