Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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Influência da Cultura e da Autogestão na Comunicação Organizacional
Fabiana Salvator, Fernanda Rizzon, Mayara Pires Zanotto, Ana Cristina Fachinelli

Última alteração: 2021-11-18

Resumo


A presente pesquisa buscou compreender qual a influência da metodologia de autogestão no processo de comunicação organizacional, além de analisar como a comunicação pode ser inserida neste novo modelo organizacional onde a autogestão predomina. Buscou-se compreender por meio do estudo de caso de uma empresa da cidade de Montenegro, como esses profissionais se comportam diante deste novo processo organizacional. O estudo parte da análise de três campos: a cultura, a autogestão e a comunicação organizacional, com a aplicação de uma pesquisa qualitativa e análise de conteúdo com integrantes da empresa. A análise resultante deste estudo apresenta uma reflexão sobre a mudança de pensamento dos novos profissionais atuantes no mercado, além de evidenciar pontos em que as organizações necessitarão se adaptar para reter seus talentos. Um propósito de vida conectado com a marca e a empresa aparecem como diferenciais nesse modelo organizacional, além da questão hierárquica, salarial e benefícios. Neste estudo foi possível perceber que a cultura e a autogestão influenciam diretamente a comunicação organizacional.

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