Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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Gestão de conflitos: uma abordagem empírica na área educacional
Ellen Correa Rodrigues, Lucas Almeida dos Santos, Sofia Ludtke Topolski, Janaina Marchi

Última alteração: 2021-11-18

Resumo


O presente estudo que tem como objetivo compreender como a gestão de conflitos promove a melhoria das relações interpessoais dos colaboradores de uma empresa do ramo educacional da região central do Rio Grande do Sul, apresenta-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa, descritiva e teórico comparativa, tendo seus dados coletados por meio da técnica de observação de forma sistemática, observando-se desde os conflitos, as práticas desenvolvidas, bem como a forma como a gestão é realizadas. Entre os principais resultados encontrados, observou-se na empresa em análise, que os conflitos intrapessoais, os quais a empresa está exposta, são de ordem comportamentais, sejam eles por falta de objetividade ou propriamente a falta de clareza na comunicação por parte dos gestores. A partir disso conlui-se, que o relacionamento interpessoal na organização precisa estar em constante observação para que se mantenha um ambiente organizacional saudavel e em  desenvolvimento. Assim, sugere-se a empresa investir na técnica de negociação de conflitos, visto que esta possibilita uma oportunidade de aprimorar suas constates negociações, tanto em termos de relações pessoais e profissionais, além de investir em treinamentos, capacitações e atualizações, gerando segurança em seus colaboradores e assim minimizando os conflitos.


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