Última alteração: 2021-11-18
Resumo
O presente estudo que tem como objetivo propor um modelo teórico que, por meio da contabilidade gerencial, auxilie os gestores em momentos de crises nos negócios, apresenta-se como uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, tendo seus dados coletados por meio da literatura a qual tem como base o fluxograma administração de crises e as as fases da administração de crises proposto por Santana (1999), além de ferramentas e práticas da contabilidade gerencial conforme proposto por Frezatti (2006) e Almeida e Calado (2018) e o índice mundial de satisfação e utilização das ferramentas de gestão elaborado por Bain Management Tools e Trends, (BMTT, 2017), tendo seus dados analisados por meio da Análise Teórica Comparativa, tendo como base a análise textual interpretativa e a Análise Textual Discursiva (ATD). Como principais resultados encontrados, percebeu-se que a construção de um modelo teórico de gestão de crise é possível, integrando-se os pressupostos abordados neste estudo, o qual resultou na esquematização de um modelo que auxilie os gestores nas organizações, possibilitando um maior entendimento da crise, fazendo-se conhecer os critérios de avaliação e compreensão dos conceitos aplicados a contabilidade gerencial em conjunto com a administração dos processos de crise.