Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
Proposta e Modelagem de um KPI Economico para Aperfeiçoar a Educação Financeira de Alunos de uma Faculdade da Serra Gaúcha a Partir do Estudo de Caso
Luis Fernando Moreira, Eberson Cordeiro De Almeida, Eduardo Robini Da Silva

Última alteração: 2021-11-18

Resumo


O Objetivo é desenvolver e modelar matematicamente um  Key Performance Indicator (KPI) para auxiliar alunos no controle da renda, despesas e economias para aprimorar a sua Educação Financeira. Os conceitos da Educação Financeira podem ser aplicados no cotidiano como, por exemplo, na compra de um bem ou serviço, nos juros da compra no cartão de crédito, na análise para a efetivação de um investimento. É apesar educar a ação no trato das finanças pessoais e deve ser desenvolvida de forma gradual e constante, no entanto não é um tema abordado nas instituições de ensino do Brasil apesar de já se ter uma exigência legal no âmbito nacional e internacional. Dessa forma o problema de pesquisa é existe um indicador econômico pessoal para auxiliar a performance financeira de um aluno. A metodologia é quantitativa de natureza aplicada, de caráter descritivo com levantamento bibliográfico na base de dados Scopus combinada à aplicação em sala de aula com 13 alunos. Na análise percebeu-se que há poucos estudos na área de Educação Financeira na base Scopus no total 133, que os cinco países que mais publicam são os Estados Unidos têm 46 documentos, Malásia 15 documentos, Índia 12 documentos, Australia 8 documentos e Alemanha 5 documentos. Que o levantamento  das principais fontes de renda, despesas e economias dos alunos reflete o contexto Brasileiro. Concluímos que na medida em que a Educação Financeira  e a prática de sala de aula são capazes de transformar a afinidade entre o sujeito pesquisado e  tema de pesquisa,  adapta-se  ao  seu  meio e  entre  sala de aula  e o cotidiano. Que a proposta do modelo matemático KPI econômico pessoal pode ser aplicado em qualquer instituição de ensino do Brasil pois é prático e simples de imputar os dados do usuário.

Texto completo: PDF