Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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Modelo de Implementação do Sistema Dual de Educação como Estratégia Integração Universidade-Empresa para Curso de Administração em Universidade Comunitária
Samuel Giacomelli, Aislane Rodrigues De Souza, Mateus Panizzon

Última alteração: 2021-11-18

Resumo


O sistema dual é considerado mundialmente como um dos vetores chave do desenvolvimento econômico da Alemanha. Ele consiste em um modelo de formação que combina carga horária teórica e prática, envolvendo a colaboração entre entidade de ensino, em nível técnico ou superior, empresas e suporte governamental e de associações. O principal desafio, por se tratar de um modelo educacional, é como implantá-lo em diferentes países, uma vez que as condições sociais e culturais são distintas. Ainda que o sistema dual seja observado com variantes na Europa, mais recentemente ele foi exportado, com adequações, para países como Filipinas e México, que apresentam similaridades com o Brasil, em termos populacionais ou culturais. Neste sentido, surge uma oportunidade de identificar cenários de implementação do Sistema Dual no contexto brasileiro, a partir de uma delimitação do Modelo Dual para Curso de Administração em uma Universidade Comunitária. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizada uma estratégia de pesquisa baseada na abordagem de Strategic Foresight da Universidade de Houston com painel de especialistas, considerando um cenário futuro de implementação. Para esta análise, foram mapeados fatores críticos de sucesso de implementação do Sistema Dual a partir das referências do modelo Alemão, Mexicano e Filipino. Especialistas foram convidados a confrontar os fatores críticos, identificando cenários alternativos para implementação. Com a síntese de 15 especialistas no âmbito de universidade-empresa-governo, chegou-se à configuração de cenário futuro de implementação para Sistema Dual em Cursos de Administração em Universidade Comunitária. Os resultados deste estudo suportam um framework que acelera a compreensão de definição de responsabilidades compartilhadas para a estruturação de um Sistema Dual, considerando as particularidades sociais, culturais, legais e econômicas em relação à Alemanha. No entanto, o framework proposto se limita a um contexto regional, e auxilia como ferramenta inicial de aproximação dos atores em programas duais específicos, não se tratando de resposta para um Sistema Nacional tipo Dual, o que demanda novas discussões em termos de Políticas de Desenvolvimento Econômico, Educacional e de Avaliação. Ainda, a abordagem de Strategic Foresight se demonstrou apropriada para resolução de problemas complexos, identificando, via análise de cenários futuros, alternativas de implementação de sistemas que envolvem cooperação Universidade-Empresa-Governo.


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