Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE LÍDERES NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Maria Celina Lemos Macedo, Alex Eckert, Mario Antonio Macedo, Adriana Goes Urano, Jucelino Tomas Filho

Última alteração: 2021-11-18

Resumo


A demanda por líderes tem sido uma realidade nas organizações empresariais nas últimas décadas. Entretanto, a demanda se mostra maior do que a oferta em todos os nichos. Nesse sentido, a formação desses profissionais representa uma lacuna a ser preenchida. Acredita-se que as ações em Treinamento, Desenvolvimento e Educação podem resultar no desenvolvimento de habilidades de liderança. Com o objetivo de verificar os métodos de identificação de necessidade de formação de líderes e apresentar métodos de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) que podem ser direcionados a formação de líderes, produziu-se esta revisão da literatura por meio da busca de artigos nas bases de dados Scopus e Web of Science no período de maio de 2021. Verificou-se que uma série de indagações podem ser feitas para se identificar a necessidade da formação de líderes. Essa formação, por sua vez, é uma competência que pode ser desenvolvida por ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação que, quando desenvolvidas de modo sistemático, podem suprir a demanda existente.


Texto completo: PDF